O Valor do Marketing


O Valor do Marketing

            As empresas e instituições públicas que operam no cenário capitalista enfrentam, contemporaneamente, uma série de adversidades e desafios que  lhes são impostos pela concorrência doméstica e estrangeira. Uma das estratégias adequadas para ser eficiente no atual cenário de competição é utilizar-se de forma eficiente das técnicas e estratégias de marketing.
            O marketing pode ser conceituado, de forma breve, como um conjunto de estratégias econômicas que visam aperfeiçoar as relações de consumo gerando satisfação e utilidade para o cliente e rentabilidade para a empresa dentro de um ambiente de bem-estar social. Vários teóricos da área empresarial como Philip Kotler, Peter Drucker, Raimar  Richers, Las Casas, Theodore Levitt, entre outros, sempre enfatizaram a necessidade de contextualizar a política de marketing de uma empresa no ambiente onde ela opera de forma a aumentar a aderência de uma marca ou produto junto ao mercado consumidor. Nesse sentido, estratégias mercadológicas em uma região ou país  podem  revelar-se inoperantes e inadequadas em outra comunidade diversa onde a cultura dominante impõe certos padrões de consumo e comportamento, o chamado “ethos”.
            A estratégia de marketing pode ser desdobrada a partir de seus quatro elementos-chave: produto, preço, ponto-de-venda (praça) e promoção que devem ser gerenciados de forma a otimizar os resultados de uma empresa.
            O elemento produto ou serviço além de gerar satisfação e utilidade ao consumidor deve sempre incluir um aspecto (plus)  que o diferencie do concorrente como qualidade, garantia de fábrica, durabilidade entre outros. Bons vendedores são hábeis em cativar clientes ao enfatizar as vantagens de seu produto. Além disso, o preço de uma mercadoria deve ser adequado à renda média da sociedade onde ele é ofertado, pois do contrário teremos o temido “encalhe” de mercadoria nas lojas  o que gera prejuízo financeiro devido ao baixo giro do estoque. Nesse caso, até mesmo práticas de financiamento e crédito ao consumidor podem se revelar tardias.
            O ponto-de-venda (PDV) deve ser cuidadosamente avaliado para não dificultar o acesso do consumidor. Outrossim,  o aspecto de logística e distribuição tem, hoje em dia, importância crucial ao evitar despesas desnecessárias. Nesse aspecto o famoso “just-in-time” dos japoneses tem se revelado uma técnica adequada e eficaz sem olvidar das lojas que vendem pela internet (Livraria Saraiva, Mercado Livre e Submarino entre outras) que reduzem custo com armazenagem.
            Por fim, o elemento promoção é útil ao informar ao mercado consumidor o que existe e onde pode ser adquirido. Não devemos esquecer a velha citação : “A propaganda é  a alma do negócio”. Modernas técnicas de persuasão e captura de clientes continuam sendo desenvolvidas por todas as empresas, como a campanha Portas Abertas da Renault. Não basta mais adotar-se a técnica receptiva, urge uma postura mais pró-ativa usando telemarketing, mala direta, e-mail, entre outras. Um consumidor satisfeito  de um produto ou serviço é um excelente mecanismo irradiador de boas referências e capaz de induzir novos clientes para uma certa  marca ou produto.
            Novas ramificações e nichos de mercado têm surgido e abrangem marketing esportivo, político, de serviços, religioso, institucional, governamental, educacional, pessoal, etc.
            O marketing, hoje em dia, é absolutamente relevante para o sucesso de qualquer empreendimento  e deve contar com  profissionais com a devida formação na área, habilitação legal, criativos, com experiência  e perfil adequado pois não pode mais  ser deixado nas mãos  de amadores sob pena de todo um investimento ser perdido.
. João Neutzling Jr, Economista,
Professor do Curso de Tecnólogo em Marketing
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas

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